terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A Importância da Atividade Física

A atividade física é definida como um conjunto de ações praticadas por um indivíduo envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mental e social, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde.
Na grande maioria dos países em desenvolvimento, grupo do qual o Brasil faz parte, mais de 60% dos adultos que vivem em áreas urbanas não praticam um nível adequado de exercício físico.  
Observa-se em todo mundo, o aumento da obesidade, o que se relaciona pelo menos em parte à falta da prática de atividades físicas e o famoso estilo de vida moderno, no qual a maior parte do tempo livre é passado assistindo televisão, usando computadores, jogando videogames, etc.
A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.
Com relação à saúde física, observa-se perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas.
Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse.

Atividade física em crianças e jovens

Nesses grupos, além de ser importante na aquisição de habilidades psicomotoras, a atividade física é importante para o desenvolvimento intelectual, favorecendo um melhor desempenho escolar e também melhor convívio social.

Atividade física em idosos

A falta de aptidão física e a capacidade funcional pobre são umas das principais causas de baixa qualidade de vida, nos idosos. Com o avanço da idade, há uma redução da capacidade cardiovascular, da massa muscular, da força e flexibilidade musculares, sendo que esses efeitos são exacerbados pela falta de exercício.
Está comprovado que os idosos obtém benefícios da prática de atividade física regular tanto quanto os jovens. Ela promove mudanças corporais, melhora a auto-estima, a autoconfiança e a afetividade, aumentando a socialização.

Algumas recomendações são importantes para prática de atividade física:

  • Uso de roupas e calçados adequados.
  • Ingestão de líquidos, antes do exercício.
  • Praticar atividades apenas quando estiver se sentindo bem.
  • Iniciar as atividades lenta e gradualmente.
  • Alimentar-se até duas horas antes do exercício.
  • Respeitar seus limites pessoais.
  • Adoção de uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras e fibras.

Um comentário: