quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

VOLEIBOL

A HISTÓRIA DO VOLEIBOL

O voleibol foi inventado em 9 de Fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos da América. O objetivo de Morgan, que trabalhava na ACM de Holyoke no Massachusetts, era criar um desporto de equipes sem contato físico entre os adversários de modo a minimizar os riscos de lesão.
Inicialmente, o desporto jogava-se com uma câmara da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball.
Em 1947 foi fundada a Fédération Internationale de Volleyball (FIVB). Dois anos mais tarde, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial da modalidade, apenas para homens; em 1952, o evento foi estendido também ao voleibol feminino. Em 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, tendo-se mantido até a atualidade.

Fundamentos do Voleibol

No jogo existem alguns fundamentos. Vamos falar um pouquinho sobre eles:

Saque - que é na verdade o início é quando o time joga a bola para o adversário estando fora da quadra. É na verdade considerado um ataque.

Recepção ou manchete - é uma técnica utilizada com os braços para receber a bola, fazendo o levantamento para outro jogador ou jogando para o campo do adversário. Para fazer a manchete é importante estar com as mãos juntas e os braços esticados. A perna normalmente fica flexionada para melhor fazer o lance.

Toque e levantada - essa é a parte que os jogadores recebem a bola, fazendo a levantada para que outro jogador possa fazer a cortada, ou fazendo com que a bola vá à direção desejada.

Cortada - esse é o movimento que o jogador tenta fazer com que a bola acerte o chão, geralmente coloca bastante força para que ganhe mais agilidade para poder marcar o ponto. Geralmente a jogada é bem rente a rede não dando tempo dos jogadores fazerem o bloqueio.

Bloqueio - é uma defesa, realizado próximo a rede pelos jogadores da área de ataque, eles que fazem com que a bola não entre no campo, assim muitas vezes marcam ponto.

Resumo das principais regras do jogo Regras do Voleibol

1) O vôlei é disputado por duas equipes de 12 jogadores, dos quais 6 são titulares;
2) A partida é disputada em uma melhor de cinco sets (ganha quem vencer três); Cada set vai a 25 pontos, exceto o último, que vai a 15.
3) Qualquer set só se define quando um time tiver pelo menos 2 pontos de vantagem sobre o outro.
4) Para marcar 1 ponto é preciso fazer com que a bola caia no campo do adversário, enviando-a por cima da rede. Cada equipe pode dar 3 toques para devolvê-la à quadra adversária;
5) Toda vez que um time marca ponto conquista o direito do saque. Além disso, os jogadores da equipe que vai sacar mudam de posição, "rodando" em quadra sempre no sentido do relógio.
6) Os saques queimados na rede passam a valer;
7) O líbero só atua no fundo de quadra, pode substituir outro jogador sem a necessidade de avisar o árbitro e não pode atacar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário